Epahey, Oyá! Oyá é o poderoso Orixá feminino cujos princípios cosmológicos se relacionam aos movimentos dos ventos e das tempestades. Oyá é também conhecida como Iansã, a mãe do entardecer ou a mãe do céu rosado, segundo versões da tradução (Iyá + òsan), em uma alusão à incumbência de guiar a humanidade, no entardecer da vida, ou seja, após a partida deste plano terreno, a um dos 9 espaços sagrados do Òrun, de onde se origina o seu título de Iyá Mesan Òrun. A regência do novo ano será Dela, ao lado de Xangô e com importante mediação de Logunedé, o que indica equidade, vitória, justiça e prosperidade.
O número 9 do ano que nasce vincula-se também ao Odu Òsá, que pode ser representado graficamente por um símbolo semelhante à letra “Y”, com duas pontas voltadas para cima que captam variadas energias, muitas vezes opostas, com aspectos iluminados e sombrios, que são reunidas e sustentadas por um eixo ou alicerce.
O novo ano traz consigo o desafio para a humanidade de buscar o equilíbrio necessário entre as dualidades da vida, sem se fixar em padrões e sem adotar posturas rígidas. Os ventos de Oyá evidenciam a importância do movimento constante em nossas vidas, do corpo e das ideias, para responder com flexibilidade e coragem às possíveis bifurcações do caminho, com escolhas respeitosas e conscientes, sempre em fluxo, sem se prender a nada que iniba a nossa expansão e liberdade.
O voo da borboleta, caracterizado pelo movimento permanente e pela leveza, nos inspira para a travessia de 2025. A borboleta, também um símbolo da transformação, nos ensina sobre ciclos, renascimento e a transmutar energias negativas em positivas.
Corpo e movimento são aspectos relacionados aos 3 Orixás regentes e carregam mensagens fundamentais para orientar a nossa passagem pelo novo ano. Oyá, Xangô e Logunedé, cada um com seu estilo, são energias que se movem, são contrárias à estagnação e representam vitalidade. Cuidar do corpo e do movimento, em diversos campos da vida, é uma recomendação valiosa.
A mediação de Logunedé, Orixá jovem e guerreiro, permite a vitória com mais amplitude em nossas batalhas e apoia a humanidade na busca pelo equilíbrio entre as dualidades, com inteligência e movimento. Ele nos lembra que é preciso lutar com graça, sem desperdiçar a energia vital. Tal qual o condutor de um barco, Logunedé flutua sobre as águas com suavidade, promovendo o ajustamento entre os polos, evitando atitudes extremas que podem colocar tudo a perder. Ele nos ajuda a fluir, estabelecendo os limites mais seguros para que possamos seguir a nossa jornada, como a margem de um rio, que representa o equilíbrio perfeito em forma do território fronteiriço entre a água e a terra.
Dentro da noção de equilíbrio, tudo deverá ser planejado para 2025. Projetos de vários tipos, pessoais e profissionais, devem ser planejados com cuidado para gerar bons resultados.
O céu de fogo ou o céu de tom rosado intenso, com cores quentes, em nuances de coral, amarelo e vermelho, é uma das imagens que podem ser evocadas para o ano de 2025. Os elementos serão o ar, domínio de Oyá, que sopra a brisa suave e os ventos, e o fogo, igualmente um elemento de Oyá e o elemento de Xangô, Orixá da justiça.
Muito calor e muitas tempestades podem ser esperados para 2025 e para os próximos anos, com acentuada escassez de água. Essas são, lamentavelmente, tendências crescentes. A mensagem para a humanidade pode ser assim resumida: para que exista harmonia, é fundamental dedicar-se ao planejamento, ao movimento e ao encontro do equilíbrio de modo geral, o que inclui o equilíbrio com a Natureza. Afinal, as pessoas são a própria Natureza e não apenas parte dela. Essa consciência envolve a urgência de um esforço coletivo para gerar um futuro mais justo e sustentável. O ano será de consolidação da paz, o que também requer equilíbrio e senso de justiça, com movimento para colocar o discurso em prática.
Será um novo ano propício para as perspectivas futuras. Portanto, um ano para construir e (co)criar futuros possíveis para a existência terrena.
Feliz 2025, com equilíbrio, justiça social, prosperidade para todas as pessoas e movimento em nossas vidas! Que estejamos abertos para receber as energias brilhantes e poderosas de Oyá, Xangô e Logunedé!
Por Mãe Márcia d’Oxum (26/12/2024)
Leave A Comment