Matrizes Que Fazem
Sobre o Projeto
O Matrizes Que Fazem é um projeto sediado e vinculado ao Egbé Ilè Iyá Omidayê Àṣe Obalayó, que se entrelaça com a história e com a biografia de Mãe Márcia D’Oxum, que o concebeu e é responsável por sua coordenação geral, realizando atividades sociais e culturais direcionadas a crianças, jovens e adultos da comunidade do bairro de Sacramento, em São Gonçalo.
Está localizado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e ocupa o histórico nº 08 da Rua Dalmir da Silva, no Centro de Sacramento. Sua pedra fundamental é a materialização como um projeto do Egbé Ilè Iyá Omidayê Àṣe Obalayó, que aponta no seu estatuto o trabalho para com a comunidade local – o Morro do Céu, a fim de criar benefícios à população.



Inaugurado como sede da Associação Cultural em São Gonçalo, em 2011, quando recebemos a Biblioteca da Ancestralidade que foi abrigada na área de nosso prédio, construído para beneficiar aulas e oficinas de cursos livre. Espaço este denominado “Espaço Vô Pedro”, homenagem ao construtor do espaço de Terreiro que fez uso de várias ações que sempre fizeram parte de nossa ideologia, tais como: uso das pedras que tinham no terreno para elaborar as encostas do espaço, o plantio e cuidar da mata nativa (mudas de árvores como Pau-Brasil, dendezeiro, mangueiras, jaqueiras etc.).
Inaugurado como sede da Associação Cultural em São Gonçalo, em 2011, quando recebemos a Biblioteca da Ancestralidade que foi abrigada na área de nosso prédio construído para beneficiar aulas e oficinas de cursos livre. Espaço este denominado “Espaço Vô Pedro” homenagem ao construtor do espaço de Terreiro que fez uso de varias ações que sempre fez parte de nossa ideologia , tais como: uso das pedras que tinham no terreno para elaborar as encostas do espaço: o plantio e cuidar da mata nativa ( mudas de arvores como Pau-Brasil, dendezeiro, mangueiras, jaqueiras etc).
Ações do Projeto
O Matrizes Que Fazem é um grande projeto matricial, que se desdobra em diversas outras ações, eventos e projetos culturais realizados no terreiro Omidayê. Confira algumas:
Estrutura
O Terreiro possui uma área construída e o espaço Matrizes ocupa três salas de aula (com rampa), uma área externa com bebedor e banheiros (feminino e masculino). Inaugurado em 10 de Fevereiro de 2010, o Matrizes Que Fazem transformou-se rapidamente em uma referência cultural importante em São Gonçalo. Seja por suas ações ou práticas ligadas à cultura ou religiosidade, abraçamos o recontar e refazer práticas que estão ficando apenas na memória dos mais antigos e que se perderiam, se não forem postas em prática.
Nosso pensamento abraça a modernidade com toda a sua tecnologia, entretanto, não podemos deixar que a cultura que preservou o sagrado seja ignorada. Assim, festejar e praticar várias ações e atividades recriam e salvaguardam a nossa cultura Afro. O trabalho desenvolvido no projeto Matrizes Que Fazem Geração de Renda, revela que as práticas dessas oficinas criaram um nova referência de geração de renda onde não se via isso (achavam que locais de religião não se tinham foco de renda somente de culto).
