SOBRE O EVENTO
O Presente de Iemanjá de São Gonçalo é reconhecido como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa, através da Lei 1022/2019, de autoria do Vereador Alexandre Gomes, sancionada pelo Prefeito José Luiz Nanci. O evento é um marco de extrema importância para os povos tradicionais de terreiro e toda a sociedade gonçalense como um todo, pois representa uma vitória não só das religiões de Matriz Africana, mas, também, uma vitória cultural para a Cidade. Foram muitos anos de luta até essa conquista, mais um motivo para não deixarmos de celebrar, mesmo que com algumas restrições, uma vez que, tradicionalmente, o evento é realizado na Praia das Pedrinhas.


NOS REINVENTAMOS
O 12º Presente de Iemanjá em São Gonçalo esse ano está um pouco diferente. Entendendoa importância do já tradicional evento, porém respeitando o momento pandêmico que estamos passando, e sem poder deixar passar em branco, nos reinventamos e promoveremos um Presente diferente à nossa Mãe Iemanjá. Nossa Comissão Organizadora preparou uma exposição fotográfica virtual, mostrando tudoo que percorremos nesses 12 anos de evento. Confira abaixo:
Fotográfos: Junior Franco / Laura Lima / Luisa Alvarenga / Público
Confira as Atrações Culturais:

Confira o Vídeo Manifesto:

Nesta edição do evento, o homenageado é o saudoso Babalorixá Bira de Omolu, que foi membro da Comissão de Organização desdeos primeiros anos do evento. Babá Bira partiu levando parte de nós com ele, mas sabendo que deixou parte dele conosco também.
Se awo kiku, awo kirun. Nse awo. Mawo si Itunla Ile Awo!
Os iniciados no mistério não morrem, os iniciados no mistério não desaparecem. Os iniciados no mistério vão para o Itunlá, a casa do renascimento!

